olivia maia - escritora e ilustradora desterrada.

belén do p… digo, de catamarca

, ,

puta-que-pariu que calor.

e uma pinta de cidade grande, com semáforo e lojas e carros. me despedi do amigo Aldo e me meti no escritório de informação turística da rodoviária, pra ser mui bem recepcionada pela Maira, que me indicou hospedagens e coisas pra fazer, me deu mapinhas, deu sugestões e indicações e gastei um tempo batendo papo pela buena onda.

fiquei com vontade master de ir até Antofagasta de la Sierra, que até ali estava mais ou menos nos meus planos por conversas com o rapaz de Buenos Aires que conheci em La Rioja e que desde então tem sido um companheiro online de viagem: trocamos e-mails e compartilhamos lugares ainda que cada um no seu canto e fazemos e refazemos cálculos pra descobrir em que ponto do caminho vamos nos cruzar outra vez. pois que ele estava nesse momento em Antofagasta e falava mui bem do lugar, mas veja que fica todo fora de mão pro norte da província e eu estava pensando em ir de uma vez a Fiambalá e depois voltar e sair de Catamarca.

mas conversando com Maira ela me convenceu que todas essas paisagens lindas que se divulga e se diz Catamarca estão ali pela puna nos arredores de Antofagasta de la Sierra.

bueno.

dali segui pela rua que saía na praça e encontrei um hostal que se estendia aos fundos em um corredor de pé-direito alto com um longo tapete vermelho e imagens do general Perón nas paredes. era 70 pesos um quartinho de metro e meio por dois com banheiro compartilhado e pelo jeito era o mais barato que ia encontrar por ali.

a dona se ofereceu pra pôr na máquina de lavar minhas camisetas sujas e eu saí pra comprar comida e dar uma volta pela praça.

a quantidade de sorveterias a cada cem metros atesta contra a sanidade térmica desse lugar. que jeito mais suportar esse calor meu deus. juro que só na praça contei umas seis. fiz foi passar outra vez na rodoviária e descobrir como chegar em Fiambalá (tinha combinação direto sem precisar ir muito longe rumo à capital) e os horários pra Antofagasta, por las dudas. depois mercado e verduleria comprar comida pra fazer fria, tipo sanduba, tomate e frutas e iogurte porque meu deus que calor.

inclusive quando escrevi isso eram nove da noite e meu deus que calor.

gosta do meu trabalho?

receba novidades por e-mail: assine a newsletter.

apoie minha produção e receba em casa o zine rabiscologia.