olivia maia - escritora e ilustradora desterrada.

David Markson e o sentimento do literário

,

41-Mgcun78L._SX323_BO1,204,203,200_marksonli mais um livro do David Markson. primeiro Reader’s Block e agora This is not a Novel.

a mesma estrutura (falta de estrutura?); as mesmas anedotas e informações sobre óbito de pessoas ilustres. mas esse último que li é mais como exercício explícito de escrita. ou um exercício negativo para não escrever um romance;

“yet seducing the reader into turning pages nonetheless.”

o exercício do exercício de escrita. a ficção que não é ficção. e o leitor (eu) que continua virando as páginas uma atrás da outra. talvez não fosse mesmo um romance. mas afinal quando tempo e energia já não perdemos tentando definir o que é um romance?

se você diz a uma pessoa que não é de humanas que gosta de ler literatura, ela pergunta que tipo de literatura? porque pra ela tudo que é livro é literatura. literatura especializada sobre eletrônica ou química dos alimentos. aí você diz ficção e corre o risco de escutar algo como ah, tipo Paulo Coelho?

quer dizer, né, dentro da lógica, Paulo Coelho também é literatura. não é bem o meu tipo de literatura, mas sejamos abrangentes.

o problema é que tem esses momentos em que literatura, no sentido de, cof cof, literário, não é só ficção. ou;

como faz pra explicar essas coisas pra essa gente de negócios?; pra essa gente que estudou engenharia, ciências contábeis, medicina? às vezes você lê qualquer livro sobre teoria literária e vão ali uns capítulos para explicar o que é o romance, o que é o conto, o que é a literatura. dá vontade de dizer que tudo bem, eu sei o que você quer dizer.

mas eu sou leitora.

como você explica o sentimento do literário pra quem não é leitor? pra quem não tem paciência pra ler muito mais do que um best-seller a cada dois meses, diligentemente, como quem cumpre uma obrigação escolar? a essa gente bem intencionada que nossa, eu nunca tenho tempo pra ler e quando têm de qualquer forma preferem ver um filme ou passear pelo facebook. ou devoram um manual de alimentação macrobiótica e estou lendo um livro muito interessante você que gosta de ler vai se interessar.

como você explica que This is Not a Novel não é bem um romance e não tem história, não tem personagens, não acontece nada;

e ainda assim é todo literatura.

gosta do meu trabalho?

receba novidades por e-mail: assine a newsletter.

apoie minha produção e receba em casa o zine rabiscologia.