pelas cidades históricas de Minas

vocês já devem ter visto as fotos nos álbuns que publiquei na última semana. foi um pouco mais de uma semana visitando algumas das principais cidades históricas de Minas Gerais: Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei e Tiradentes. sobre Ouro Preto já escrevi aqui. também tem as fotos. no meu penúltimo dia por lá subi o morro do pico do Itacolomi com o guia Bruno e uma costa-riquenha chamada Lucía. foi uma caminhada tranquila mas fiquei toda queimada do sol (estou descascando até hoje). pra visitar Mariana tomei o trem da Vale de manhã numa quinta-feira. passagem só de ida custa 40 reais (ida e volta custa 50). não vale tanto. a vista é bonita em alguns pontos, mas noutros mostra mesmo uns distritos feios dos dois municípios. o ônibus custa uns 3 reais mais ou menos e demora um quarto do tempo. o centrinho histórico de Mariana é bem simpático, mas pequeninho. vi tudo em uma tarde: se for só conhecer, é suficiente. claro que é bom também ficar mais tempo, passear à noite etc. mas eu estava bem em Ouro Preto e não estava com muita pilha de ficar atrás de mais hospedagem, ainda mais porque acho que Mariana nem tem hostel. enquanto esperava o ônibus pra voltar, ouvi dois mineiros conversando “cadê o ôns, sô?” e lembrei daquela máxima do mineirês: “ês pens que o ôns é des”. fui pra São João Del Rei onde fui recepcionada e acolhida pelo Camilo e pela Rúbia, que estão com uma casinha nova em Santa Cruz de Minas, que é ali do lado (do lado mesmo, é praticamente um bairro de São João). fizemos tapiocas, pizza, risoto e suco de acerola (na verdade quem fez o suco foi a filhinha deles, a Manuela, que tem dois anos, eu só ajudei).

também assistimos ao filme Frozen umas trocentas vezes, mais ou menos. decorei todas as músicas na versão dublada. de lá, num dia visitei o centro histórico de São João Del Rei, noutro o centro histórico de Tiradentes (que é logo ali a uns 20 minutos de ônibus).

tinha pensado em passar alguns dias em Tiradentes, mas o Camilo me indicou uma cidadezinha cheia de cachoeiras chamada Carrancas, que fica perto de Itutinga, entre São João Del Rei e Lavras. foi no final da semana passada que tomei o ônibus pra lá. quer dizer, agora já estou em Extrema, fazendo WWOOF no retiro Tao Tien. mas é que a internet aqui está bem difícil e ainda não estou conseguindo postar as fotos de Carrancas (muito me espanta que tenha conseguido publicar este post!)… parece que vem um técnico na segunda-feira. aí se tudo der certo publico um álbum de Carrancas e faço um post contando um pouco sobre meus quatro dias por lá (em plano carnaval antecipado). depois escrevo sobre o retiro. adianto que está sendo sensacional. dá vontade de não ir mais embora nunca mais.

blog

página inicial